banner-aurum-sitio-da-mata

 

JARDIM AURUM

 

banner-aurum-planta19

 

Hibisco Vinagreira (Hibiscus sabdariffa)

No jardim, a vinagreira presta-se para plantio isolado ou em grupos, como em maciços por exemplo. Também é uma excelente opção para canteiros junto a muros.


Hibisco Vinagreira (Hibiscus sabdariffa)

A vinagreira é uma planta subarbustiva, florífera e muito versátil, conhecida no mundo todo por suas qualidades como ornamental, medicinal e comestível. Além disso, por ser de rápido crescimento e comportar-se como bienal, é interessante seu uso como uma cerca-viva temporária. Sua folhagem, textura e flores remetem ao estilo tropical.

Nome popular: Hibisco vinagreira
Nome Ciêntífico: Hibiscus sabdariffa
Família: Malvaceae
Origem: Ásia, especialmente da Índia, e da África.
Ciclo de vida: Anual, Bienal, Perene
Folha: Folhas são verde-escuras, alternas, estipuladas, de margens serrilhadas e profundamente lobadas em três a cinco divisões.
Crescimento da planta: até 1,80 m
Frutos O fruto é uma cápsula, de formato ovalado e cor vermelha, com três a quatro sementes pardas.
Quando da Flores? As flores surgem no outono e inverno, e duram apenas um dia.
Flores Elas são solitárias, sésseis, brancas a amarelas, com um cálice robusto e carnoso na base, de cor vermelha intensa.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Manter irrigado no pegamento da muda
Vai em qual clima? No tolera frio intenso ou geadas.
Nativa de qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Pleno sol
Mudas com qual altura? até com 60 cm

Mais informações:

A procura por plantas panc – Plantas Alimentícias Não Convencionais – tem crescido significativamente em todo o mundo.

Hoje vamos falar de uma espécie de planta panc muito popular: a hibisco vinagreira, também conhecida, no Brasil, como vinagreira, agrião de guiné, azedinha, caruru da guiné, graxa de estudante, groselheira, papoula, rosela, rosélia, quiabo azedo, caruru azedo, entre outros.

De origem nativa da Ásia, do Himalaia e da Índia, a hibisco vinagreira é uma espécie de vida perene e pode chegar a medir até 3 metros de altura. Já a muda de hibisco vinagreira mede em torno de 60 cm.

Da família Malvaceae, a hibisco vinagreira é uma planta subarbustiva, de rápido crescimento, florífera e muito versátil. Suas folhas são verde escuras e suas flores amarelas com um centro escuro, que mudam de cor ao final do dia, passando para um tom rosado, são formadas ao longo de sua haste e surgem durante o outono e o inverno, durando apenas um dia. O fruto é uma cápsula vermelha, de formato ovalado e carnudo, com três ou 4 sementes pardas.

Mundialmente conhecida por suas qualidades, a Hibiscus sabdariffa, nome científico da hibisco vinagreira, pode ser cultivada para fins ornamentais, comestíveis ou terapêuticos.

Continue a leitura desse artigo para conhecer os benefícios dessa planta tão importante, dicas de cultivo e onde encontrar muda de hibisco vinagreira.

Benefícios da Hibisco vinagreira

Tanto as folhas quanto o cálice da vinagreira são ricos em proteínas, ácido málico, ácido tartárico, vitamina A e C, ferro, fósforo e antocianinas, o que a torna uma grande aliada da saúde de nosso organismo, proporcionando:
  • Alívio para os sintomas de cólicas menstruais;
  • Controle da hipertensão;
  • Tratamento de infecções da pele;
  • Suavização dos sintomas da má digestão;
  • Combate de gastroenterite;
  • Alívio de sintomas de varizes.
O cálice da hibisco vinagreira e suas folhas podem ser usados como temperos, no preparo de geleias, doces, xarope, vinagres, saladas, sucos e chás.


Como plantar muda de Hibisco Vinagreira

  • SOLO: para cultivar a muda de hibisco vinagreira, o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. A fertilização deve ocorrer a cada duas ou três semanas, durante a fase de floração da planta;
  • CLIMA: não tolera frio intenso ou geadas;
  • LUZ: a muda de hibisco vinagreira deve ser cultivada em sol pleno;
  • REGA: capriche na irrigação durante o pegamento da muda de hibisco vinagreira, mantendo a terra levemente úmida, mas nunca encharcada;