banner-aurum-sitio-da-mata

 

JARDIM AURUM

 

banner-aurum-planta9

 

Romã (Punica Granatum)

Muito usada na decoração de áreas internas e externas, esse arbusto originário da Grécia, pode chegar a medir de 2 a 5 metros e se adapta bem a qualquer tipo de clima.


Romã (Punica Granatum)

Considerada pelos gregos um símbolo do amor e da fecundidade, a romã é uma fruta milenar muito utilizada durante a passagem de ano, onde a crença é comer romã para que o novo ano seja melhor que o ano que está chegando ao fim.

Que tal ter essa árvore em casa, plantada no jardim ou mesmo em um vaso decorando espaços, trazendo muita prosperidade para sua vida?

Vamos descobrir, então, como cultivar a romã em casa!

Nome popular: Romã
Nome Ciêntífico: Punica Granatum
Família: Lythraceae
Origem: Oriente Médio
Ciclo de vida: Perene
Folha: Possui folhas verdes brilhantes e as vezes avermelhados
Crescimento da planta: Seu crescimento é extremamente rápido e as condições de seu cultivo são muito favoráveis. Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros.
Quando da frutos? Outono
Frutos Os frutos são esféricos, com casca coriácea e grossa, amarela ou avermelhada manchada de escuro. O seu interior é composto de muitas sementes, cobertas por um tegumento espesso, polposo de cor rósea ou avermelhado, de sabor ácido e doce. É esta polpa que envolve as sementes a parte comestível do fruto.
Quando da Flores? Maio a Setembro
Flores As flores da romazeira são vermelho-alaranjadas e simples, ocorrendo variedades de flores dobradas como a “Legrellei”.
Como adubar essa planta?   No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova.   Para manutenção adubar no outono com NPK 4-14-8 e, ao menos uma vez durante o ano, realizar a adubação através do uso de micronutrientes, como Magnésio, Cálcio, Boro e Enxofre. Aplicar também duas vezes ao ano 2 quilos de adubo orgânico.
Como regar essa planta? A rega, como grande parte das árvores frutíferas, a Romã precisa de um alto índice de água, porém, com a particularidade de não se adaptar a solos molhados demais. Quando for fazer a rega é preciso que o faça com abundância. Porém, é importante saber que a umidade exagerada nas raízes e tronco ajuda no aparecimento de fungos.
Vai em qual clima? Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Com a poda, eliminamos os ramos defeituosos ou os ramos desnecessários. Para podar devemos utilizar ferramentas adequadas, como tesouras afiadas e para galhos maiores alicates de corte côncavo, que fazem cortes limpos, precisos e de fácil cicatrização. Quando as feridas da poda são de grande tamanho (maior que o tamanho do diâmetro de um cigarro) é conveniente cobri-las com pasta de selagem para garantir sua perfeita cicatrização. Pode-se usar clara de ovo ou tinta PVA. A poda de manutenção da romã pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja melhor forma é a forma da copa triangular. As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno. A romã brota com facilidade na madeira velha e suporta muito bem podas mais radicais, grassas a sua brotação intensa, podas drásticas e desfoliamentos.
Vai na sombra? Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Quente e úmido
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Quais pragas tem essa planta? Muito cultivada em todo o mundo, principalmente na Espanha. Símbolo da fertilidade na antiguidade, seu fruto tem fama de afrodisíaco. A Semente da Romã é uma fruta bastante exótica, saborosa e adocicado.

Mais informações:

Considerada pelos gregos um símbolo do amor e da fecundidade, a romã é uma fruta milenar muito utilizada durante a passagem de ano, onde a crença é comer romã para que o novo ano seja melhor que o ano que está chegando ao fim.

A Pugica granatum, nome científico da romã, é uma fruta de casca grossa, amarela ou avermelhada, com um interior composto de muitas sementes envolvidas por uma camada de polpa doce, parte comestível da romã, que pode ser consumida in natura, sucos, iogurtes ou saladas.

Os benefícios da romã se devem às substâncias que ele possui em sua composição. Antioxidantes como flavonoides, quercetina e ácido elágico, além de ter efeito anti-inflamatório e antisséptico

Da família Lythraceae, a romãzeira é uma árvore de crescimento rápido, podendo atingir até 5 metros de altura.

Essa espécie originária do Oriente Médio possui folhas verdes, brilhantes e de inflorescência que se inicia em maio e vai até setembro.

Vamos listar os benefícios da romã, afinal o final de ano está chegando e eu tenho certeza que esta fruta não faltará na sua mesa de Réveillon.

Benefícios da Romã

Já dissemos que a romã é uma fruta que pode ser consumida de várias formas: in natura, saladas e até iogurtes.
Já os benefícios da romã para a saúde, listamos a seguir:
  • Ação anti-inflamatória: eficaz na prevenção e no combate de inflamações na garganta, como laringite, faringite e amigdalite;
  • Ação antisséptica: combate as bactérias que causam a gengivite, que é uma inflamação nas gengivas, além de diminuir os sangramentos nas periodontites, que é a inflamação dos ossos e tecidos dos dentes;
  • Ação antioxidante: previne diabetes, combate diarreia, controla pressão arterial e auxilia a saúde da pele; fortalece o sistema imunológico, previne o Alzheimer.

Dicas de Cultivo da Romã

  • SOLO: a romãzeira é adaptável a vários tipos de solo. O ideal é compor com matéria orgânica; realize adubação pelo menos uma vez ao ano;
  • CLIMA: prefere clima quente e úmido, é tolerante às baixas temperaturas, mas muito sensível às geadas;
  • LUZ: gosta de pleno sol;
  • REGA: capriche na irrigação, mantendo o solo úmido, nunca encharcado;
  • PODA: aceita poda para eliminar ramos defeituosos ou desnecessários. Podas drásticas devem ser feitas somente ao final do inverno.