banner-aurum-sitio-da-mata

 

JARDIM AURUM

 

banner-aurum-planta15

 

Capuchinha (Tropaeolum majus)

A capuchinha é conhecida em diversas culturas, como uma planta multifuncional. Além de ornamental e medicinal, pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em maciços e canteiros. Atualmente está muito na moda sua utilização culinária. Altura: 0.1 a 0.3 metros


Capuchinha (Tropaeolum majus)

A Tropaeolum majus, nome científico da capuchinha, é uma espécie ornamental bastante nutritiva, sendo muito difundida na área terapêutica e na composição de pratos da culinária pelo mundo afora.

Originária da América do Sul, mais precisamente das regiões do México e Peru, a capuchinha se adaptou muito bem ao clima brasileiro das regiões sul e sudeste do país, principalmente, podendo atingir os 3 metros de altura.

Dona de folhagens e flores muito ornamentais, esta espécie da família Tropaeolaceae é uma espécie muito versátil. Isso porque demanda pouca manutenção e pode ser cultivada em vasos, mesmo em ambientes internos de bastante claridade, ou para forrar canteiros externos devido a sua característica de forração, com seus ramos rasteiros e retorcidos, ligeiramente suculentos, podendo ser trepadeira ou rastejante.

As folhas da capuchinha são suborbiculares, peltadas, de 3-10 cm de diâmetro, glabras, inteiras ou com as margens onduladas. Os pecíolos são longos, com 15-20 cm de comprimento. Já suas flores ocorrem em longos pedúnculos, possuem cinco sépalas, de coloração verde amarela e cinco pétalas desiguais, inteiras ou onduladas, amarelas, vermelhas ou laranjas. Costumam surgir entre a primavera e o verão, atraindo abelhas e vespas.

Nome popular: Capuchinha
Nome Ciêntífico: Tropaeolum majus
Família: Tropaeolaceae
Origem: América do Sul
Ciclo de vida: Anual, Bienal
Folha: Suas folhas são bastante arredondas e sem brilho.
Crescimento da planta: A capuchina é conhecida em diversas culturas, como uma planta multifuncional. Além de ornamental e medicinal, atualmente está muito na moda sua utilização culinária. Altura: 0.1 a 0.3 metros
Quando da Flores? primavera e verão
Flores As flores podem ser simples ou dobradas de coloração amarela, laranja ou vermelha e são muito saborosas.
Como adubar essa planta? » Preparar o local onde ela será cultivada incorporando ao solo bastante composto orgânico ou esterco de gado bem curtido. » Para manutenção fazer fertilizações com matéria orgânica.
Como regar essa planta? regas, devem ser espaçadas, tendo-se o cuidado de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.
Vai em qual clima? Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Poda não necessária
Vai na sombra? Sol pleno
Atrai borboletas? atrai borboletas

Benefícios da Capuchinha:

A capuchinha apresenta um aroma característico, mais intenso nos caules e folhas. As flores podem ser usadas em saladas e possue um sabor picante, similar ao agrião.

As folhas da capuchinha são ricas em ácido ascórbico, isoquercitrina e helenina, muito importantes para o tratamento de hematomas.

Também é uma planta rica em vitamina C e minerais como potássio, cálcio e zinco, além de compostos sulfurosos benéficos ao sistema imunológico.

A capuchinha ainda produz um óleo essencial que contém em sua composição substâncias como tiocianato de benzilo e glucotropeolina, que possuem efeito antibiótico para tratar infecções das vias urinárias, nefrite e gripes.


Como plantar Capuchinha

A capuchinha se multiplica por divisão de touceiras, estaquias ou por sementes e costumam florescer entre 6 a 8 semanas após sua germinação.

  • SOLO: a capuchinha é uma espécie que prefere o solo enriquecido com matéria orgânica e boa drenagem.
  • CLIMA: não é uma espécie tolerante às baixas temperaturas e às geadas;
  • LUZ SOLAR: a capuchinha prefere ser cultivada sob o sol pleno;
  • IRRIGAÇÃO: manter o solo úmido, nunca encharcado;